Quanto tempo um filme fica no cinema?

Luiz Valadares

28 de julho de 2020

Você já passou pela situação de querer ver um filme, mas não saber se ele ainda está sendo exibido nas salas de cinema perto de você e você se perguntou quanto tempo um filme fica no cinema?

Elencamos aqui os principais motivos que influenciam na permanência de um filme filme em cartaz.

Mas afinal de contas, quanto tempo um filme fica no cinema?

Os fatores que definem esse tempo de permanência podem ser bem variados, podendo ir de sucesso do título, até a escassez de outros lançamentos.

Normalmente a rede de cinema irá focar em qual filme é mais rentável e por sua vez é mais indicado a permanecer em cartaz, essa rentabilidade pode ser definida pelo fato de um filme fazer parte de uma grande franquia, ou ser o trabalho de um grande diretor.

Quanto tempo um filme fica no cinema?

Esse tempo será afetado também pela movimentação do mercado cinematográfico, se ele tiver aquecido com muitos lançamentos, obviamente a permanência de cada título será reduzida.

Em alguns casos, de filmes icônicos do passado, ou que é bastante ligado à história do local, pode se manter em exibição, ou voltar de tempos em tempos, logicamente que esses casos são apenas pontos fora da curva.

Quais motivos interferem na permanência?

Dos motivos que regem esse tempo, podemos colocar esses três como os mais importantes:

  • Sucesso de bilheteria.
  • Exigência da produtora, para a permanência ou não por mais tempo.
  • Lançamentos, quanto mais novos, maior a prioridade.

Existem também motivos secundários que interferem, como as preferências da coordenação do cinema, escassez de títulos e filmes que marcaram história.

Porém esse tempo, em média, entre um e três meses. Também podendo extrapolar essa média, como aconteceu com Vingadores-Guerra infinita, que foi um sucesso de bilheteria e sua permanência trouxe mais lucro para as produtoras de cinema.

Filmes que ficaram muito tempo em cartaz

O filme que ficou mais tempo em cartaz em um cinema foi “The Rocky Horror Picture Show”, que conta a história de um travesti que criava seres humanos artificiais.

Esse filme está em cartaz desde sua estreia em 1975, em Nova York e as pessoas vão assistir fantasiadas.

Já no Brasil, o título que permaneceu em cartaz por mais tempo foi “Medos Privados em Lugares Públicos”, que estreou em 2007 e foi exibido todos os dias nos Cinema Belas Artes, em São Paulo, quando foi fechado em 2012.

Quanto tempo um filme fica no cinema?

Porem, esses situações são exceções e não respondem aos fatores já descritos antes, portanto não podem ser considerados.

Ultimamente o fator quase que único para definir esse tempo, tem sido o financeiro, se fez sucesso e gerou dinheiro, fica mais tempo.